Facebook

domingo, 27 de janeiro de 2013

Buraco Negro



Considerador primeiramente nas teorias de Einstein, os buracos negros são a mais estranha manifestação da natureza e ainda hoje, muito pouco sobre eles.
De onde eles vem? Para onde vai o que é sugado pelo buraco negro?
etc. Perguntas como essas, rondam a existência desse fenômeno incrível e mortal! Mas nem tudo é escuridão (trocadilho idiota com o buraco negro) existem respostas para essas perguntas, e você as saberá à pertir de agora.


Pode ser um espanto para você, mas quase toda a galáxia, inclusive a nossa, possui um buraco negro em seu núcleo.
Assustadores e temíveis, os buracos negros eles se tornaram uma realidade a cerca de 75 anos, quando telescópios gravaram um chiado forte, indicando uma fonte de energia muito poderosa; resumindo de forma simples e cagada o buraco negro é um ponto de densidade infinita. (Neil Tyson - Museu de história natural americano).
Seu núcleo recebe o nome de horizonte de eventos, e nem mesmo a luz consegue escapar à sua gravidade intensa, o próprio espaço se curva e é sugado para dentro de um buraco negro. 

Mas de onde vem?
O buraco negro nasce de uma "Gigante Vermelha" (10 vezes mais pesada que o sol, porém sua vida é muito mais curta)
Como já expliquei na matéria anterior, a gigante vermelha implode e causa um fenômeno chamado de Supernova, mais especificamente do tipo 2A. O que sobra é uma pequena estrela de nêutrons extremamente densa, com a extensão de 16km de um extremo ao outro. E após a compressão da estrela de nêutrons, sua gravidade se trona tão extrema que o colapso forma o buraco negro.
O buraco negro tem milhões de vezes a massa da Terra, mas é tão comprimido que literalmente sai do nosso universo conhecido (Para termos uma comparação, se comprimíssimos a Terra à densidade de um buraco negro deveríamos diminuí-la até o tamanho de uma bola de golfe; e neste tamanho até mesmo os átomos explodiriam)

Para onde vai isso tudo?
Na ficção, o que se forma é algo chamado Worm Role ou Buraco de minhoca, e no outro lado o que nos esperaria é exatamente o contrário de um buraco negro (que para a nossa total surpresa se chama Buraco branco).O que seria a nossa passagem para um ou mais universos paralelos; mas segundo a física o núcleo de um buraco negro é caótico demais para a formação de um portal interdimensional; afinal a velocidade alcançada pela matéria dentro da expiral de um buraco negro chega próxima à velocidade da luz.


Buracos negros às vezes soltam um feixe de pura energia, o que se torna uma das forças mais poderosas do nosso universo; chamado "Quasar". 









Nenhum comentário:

Postar um comentário